segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

"É TÃO DIFÍCIL TIRAR AS COISAS DO SEU CABELO"

Entrevista realizada no dia 25 de outubro de 2010 pelo site alemão kreiszeitung.de
Traduzido por: TBB BRASIL FANPAGE

THE BASEBALLS fala sobre estilo de cabelo, cartas de fãs, flertar e mulheres no ônibus da turnê.

Copyright Chilli
Eu sou uma grande fã de "The Baseballs", eu amo Rock'n'Roll e os anos 50. Este fim de semana, eu tive a chance de ir a um show da banda no Stadtpark em Hamburgo e entrevistar Sam, Basti e Digger antes do show começar. Eu vi a banda pela primeira vez no “Echo Award” 2010. Eles tocaram um medley de 3 canções pop. Essa é a especialidade deles: eles fazem covers de canções e dão a elas um estilo anos 50. Mas Sam (Sven Budja, 26), Basti (Sebastian Raetzel, 28) e Digger (Rüdiger Brans, 28) não só trazem de volta o som de Elvis, Jerry Lee Lewis e Little Richard, mas também todo o estilo daqueles tempos. Eles usam topetes e jaquetas de couro. Durante a entrevista descobri que são três caras muito charmosos, engraçados e bonitos - agora sou ainda mais fã do que antes.


Vocês sempre gostaram de usar jaquetas de couro e topete?

Digger: Sim, pode-se dizer que sim. Na verdade, reconhecemos um ao outro por esse estilo. Sempre vivemos o Rock'n'Roll dessa forma antes mesmo de nos conhecermos, e os casacos de couro sempre faziam parte disso. E não era tão embaraçoso como outras roupas que usava às vezes.

O que vocês colocam no cabelo?

Sam: Isso é pomada. Era o gel dos anos 50. É uma mistura de vaselina e cera. É extremamente difícil tirar do seu cabelo, você deve ficar sem colocar isso no cabelo, pelo menos, quatro ou cinco dias para removê-lo completamente.
Digger: E tomar um banho!
Sam: Certo, é claro, lavar. Mas, ele é o melhor. E o melhor de tudo: no caso quando o topete cai você pode pegar seu pente e arrumar seu cabelo novamente. Dá certo só com pomada, não funciona com gel.

Quem leva mais tempo para arrumar o cabelo? Vocês ou suas namoradas?

Basti: Eh... namoradas?
Digger: Uma vez quando nos perguntaram se tínhamos um desejo de como deveria ser nossa garota dos sonhos, dissemos: Se tivermos namoradas, queremos que não demorem tanto tempo no banheiro quanto nós. Se encontrarmos essas garotas, a maioria dos nossos desejos se tornará realidade.
Sam: Elas não precisavam ser tão rápidas. Basti precisa de 30, 40 minutos ou mesmo uma hora.
Basti: Mas para o meu cabelo eu só preciso de cerca de 10 minutos...
Digger: Mas ainda há os pelos do seu nariz...

Como vocês começaram a gostar de Rock'n'Roll?

Sam: Eu acho que pode se dizer que é culpa de nossos pais ou nossas famílias. No meu caso, era meu irmão que tinha um disco de Elvis na sua coleção. Eu o vi lá e queria ouvi-lo. E então eu disse: Uau, essa é a música que eu gosto. Quando eu tinha seis ou sete anos. E com o Basti foi praticamente o mesmo...
Basti: Eu sempre assisti os filmes de Elvis com meus pais e havia chocolate quente e bolo. Isso é o que eu me lembro bem - assistir aos filmes na hora do café.
Sam: E Digger ficava se sacudindo ao redor da árvore de Natal.
Digger: Há um vídeo, quando eu tinha seis anos, me sacudindo de pijama e chinelos com a música ‘Hard Headed Woman’.
Sam: Acontece que, quando você é tão novinho, falo de sete anos de idade, você não pensa sobre a música ou sobre a mensagem. Você é um ouvinte muito honesto nessa idade. Eu sei que meus sentimentos eram “eu quero dançar e essa música é de festa”.

Então pode se dizer que Elvis é seu grande ídolo?

Sam: Sim, isso é verdade. Havia outros bons naquela época ...
Digger: ...mas ele começou a coisa toda. Sam é um verdadeiro fã de Elvis. Se você pergunta algo sobre Elvis, pode ter certeza que Sam sabe onde encontrar a resposta. Não, ele vai saber a resposta de qualquer maneira. E Basti é um fã dos primeiros grupos de garotos dos anos sessenta.
Basti: Isso soa um pouco estranho dito assim.
Digger: E eu gosto mais dos pianistas do Rock'n'Roll como Little Richard e Jerry Lee Lewis.

Vocês tentam se aproximar de seus ídolos?

Digger: A coisa mais importante é: Nós não queremos imitar alguém. Queremos, de alguma forma, construir uma ponte para pessoas que não ouviram Rock'n'Roll antes, pessoas mais jovens que não tiveram contato com essa música. Hoje somos nós, mas houve pessoas antes que fizeram esse tipo de música. Então queremos fazer um renascimento.

Onde e como vocês se conheceram?

Digger: Na sarjeta. (Todos rindo) Era um dia chuvoso. Nós não tínhamos dinheiro... Nós dividimos um hambúrguer.
Basti: Não, mas foi quase isso. Nós dividimos uma bebida gelada.
Digger: Sim, dividimos...
Basti: Não, cada um comeu o seu próprio. Tomamos muitas (cervejas), para dizer a verdade, mas isso é outra história. Foi há 4 anos em um estúdio. Estávamos lá com diferentes bandas e nos encontramos num depósito cheio de garrafas de cerveja vazias. Lá nós nos encontramos pela primeira vez e percebemos que devíamos ter os mesmos interesses por causa do mesmo estilo de cabelo. Na maioria das vezes vocês encontram bandas de heavy metal nesses estúdios. Parecia estar claro que nenhum de nós era (headbanger) e por isso conversamos e fizemos um pouco de música nesta noite.
Sam: Certo. Quando terminamos de ensaiar com nossas bandas, nos sentamos juntos novamente e conversamos sobre os anos 50, sobre Elvis e outros, e cantamos "Blue Suede Shoes". E o especial foi que nós não conversamos sobre isso antes, mas quando eu peguei meu violão e comecei a tocar o outro começou a cantar também. E havia um trio. Esta harmonia no canto, foi o que aconteceu. Você pode dizer: Foi o nascimento do Voc'n'Roll.
Digger: Tão agradável de ouvir.
Sam: Agora você está com lágrimas nos olhos.
Digger: Sim. E de certa forma eu estou com vontade de vomitar.

Por que vocês se chamam "The Baseballs"?

Digger: Essa é uma longa história. Eu acho que acontece o mesmo com cada banda. Estávamos em outras bandas antes de "The Baseballs" e o problema sempre é decidir qual nome dar a uma banda. Especialmente quando somos várias pessoas. Nós sempre concordamos que queríamos um "The" no nome. E nós concordamos que não queríamos um nome de uma banda típica de Rockabilly. Eles têm nomes de animais, muitas vezes um "cat" no final. Queríamos algo que fosse uma parte dos anos 50, mas não especialmente do Rock'n'Roll. E uma coisa realmente grande nos anos 50 foi o baseball. Portanto, dissemos, ok, vamos ficar com "The Baseballs". É algo dos anos 50, mas não jogamos o Rock'n'Roll na cara de alguém.

"The Baseballs" são os três cantores ou é a banda toda?

Basti: Nós três somos os que estamos nas fotos. Mas, especialmente no palco, todos podem ver que somos sete, não seríamos nada sem os outros quatro.
Digger: Eles são incrivelmente importantes na escolha das músicas com a gente. Nós agimos de forma realmente autêntica, o empresário não diz: “Façam tal canção agora”. Não, vamos para o ensaio todos, os sete, às vezes durante uma semana, para escolher as músicas. Mas, na verdade somos sempre nós três que damos as entrevistas. Por outro lado, se estivessem os sete, eles estariam falando tanto quanto nós e você teria que fazer muito mais cortes.

Vocês podem transformar qualquer música em um estilo Rock'n'Roll ou Voc'n'Roll?

Digger: Você quer dizer, rock'n'rollizar?
Sam: Nem todas as músicas. Basicamente, a música que você deseja transformar deve ter uma boa letra na versão original ou uma boa melodia. Uma vez tentamos “rock'n'rollizar” uma música techno de Scooter, que funcionou bem... por 30 segundos, depois ficou entediante.
Digger: Como é o original, na verdade.
Sam: Sim, basicamente deve haver uma boa melodia e não em tom menor. Tom menor sempre parece triste.

Todos os membros da banda têm tarefas determinadas? Como criar seu som ou qualquer outra coisa?

Digger: O trabalho principal do Basti é cozinhar por ele ser um cozinheiro excelente. Depois descobrimos que ele também pode cantar. Mas só porque Sam e eu somos ventríloquos muito bons.
Basti: Embora vocês estejam me ouvindo falar agora, não sou eu - note que um dos outros não fala nada.
Digger: No nosso caso, todos nós temos vozes diferentes. E no final harmonizamos. Sam tem uma voz realmente super suave dos anos 50. O que quer que cante, tem sempre uma atitude dos anos 50. E o Basti é doce.
Sam: No verdadeiro sentido da palavra.
Digger: Quando cantamos uma balada, Basti é o único que canta na maioria dos casos. Eu prefiro cantar as músicas me sacudindo, as que você pode realmente gritar. Enfim, no final, sempre cantamos em um trio, então não importa. Acho que todos nós sete fazemos o nosso trabalho muito bem e essa é a parte perfeita de tudo. Todo mundo tem seu próprio caráter, pessoal ou vocal. Se não, vamos expulsá-lo.

Vocês podem imaginar como ampliar seu som, alterá-lo, por exemplo, com elementos do metal?

Digger e Basti: Claro!
Basti: Na verdade, nós podemos.
Digger: Se você olhar para a história do Rock'n'Roll, especialmente na história de Elvis Presley, ele sempre desenvolveu seu estilo ou até mesmo se redefinindo.
Sam: Certo.
Digger: E se você assiste a um show de Elvis, ele às vezes está no palco com backings vocals femininos ou bandas de apoio. Você pode realmente pensar em tudo. Por exemplo, ontem, depois do show, fizemos algumas interferências no piano com o nosso pianista e de repente houve um redirecionamento gospel. Então você começa a pensar na possibilidade de estar no palco com um grupo gospel. Não importa o quê, esperamos é estar no palco o maior tempo possível e em todas as etapas possíveis.

Suas vidas mudaram desde que vocês se tornaram tão bem-sucedidos?

Digger: Estamos muito ricos, temos muitas garotas... (Todos rindo)
Basti: Isso não é para os leitores mais jovens?
Digger: Bem, todos nós alcançamos nossos níveis A agora ...
Basti: Pararam de fumar.
Digger: Estamos muito felizes por podermos tocar tantas pessoas com a nossa música, mas também por sermos uma banda autêntica. O que realmente mudou é o tempo que temos. Não temos tempo para fazer nada com nossos velhos amigos, exceto conversar por chats. Nós vemos nossos pais muito raramente. Porque estamos permanentemente em turnê, mas podemos dizer que encontramos uma boa família substituta na nossa equipe e a banda. Se você tem tempo, você pode dar um passeio num parque. Você aprende a adaptar o tempo que você tem para a rotina diária da turnê. No momento, é tudo sobre The Baseballs e está tudo bem. Mas existem várias maneiras de manter o contato com sua vida antiga.

Quantas mensagens vocês recebem - e quem recebe o maior número de e-mails ou cartas?

Digger (para Basti): Você deve responder agora.
Sam: Porque ele está pegando todas elas e nunca passa para nós.
Basti: Eu acho que eu tenho mais. Sem brincadeiras. As cartas dos fãs não chegam para nós, mas vão para a gerência. Então, sabemos apenas parte do fenômeno, mas acho que é dividido de maneira uniforme. Deve ser assim porque somos personalidades diferentes. (todos rindo)
Digger: E eu vou dar respostas realmente ofensivas.

Então me digam por quê?


Digger (balbuciante): Eu posso ... significa ... Sempre fui alguém que gosta de flertar muito, mas todos nós gostamos, só por diversão. Não gosto de dizer: agora eu vou pegar alguém. Nós realmente somos cavalheiros com as mulheres em turnês. Nós não levamos mulheres para o nosso ônibus de turnê. Embora, ontem minha mãe me visitou, ela tinha vindo assistir ao show. Mas de qualquer forma, em relação ao contato com mulheres, somos muito cavalheiros e realmente tentamos ser respeitosos com o outro sexo. Nós somos velhos o suficiente e experientes o suficiente para saber que as mulheres não são objetos. E se são, então, apenas por uma noite (todos rindo). Não, não, você sabe o que quero dizer... Não vamos tirar qualquer vantagem de receber e-mails ou cartas de fãs. Nós sempre tentamos responder, mas passar os números de nossos celulares, nós nunca faremos isso. Queremos tocar uma multidão enorme com nossa música começando com um menino de 6 anos de idade até uma avó de 70 anos de idade. E estamos felizes por ter um público tão generalizado, nenhuma parte dele é mais importante para nós do que a outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário